quero saber mais...

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE PARTICIPAR NUMA COMUNIDADE?

 

Quer seja um consumidor doméstico de eletricidade, uma empresa ou um produtor de energia renovável, há muitos benefícios em integrar uma comunidade de energia renovável.

Participar significa reduzir a sua pegada de carbono e beneficiar de eletricidade bastante mais barata. Para si e para a região traduz-se em benefícios ambientais significativos, devido ao uso de energia 100% renovável, de produção local.

No Energy Ring é simples mostrar o seu interesse em aderir a uma comunidade local, acedendo a uma estimativa do impacto ambiental da comunidade e da sua poupança concreta, possibilitando uma fácil gestão do investimento e do retorno alcançado.

COMO CRIAR UMA COMUNIDADE NO ENERGYRING?

 

Deve primeiro inscrever-se como gestor de autoconsumo, de forma gratuita, na plataforma EnergyRing (para se registar pressione aqui).

Depois de aceder enquanto entidade gestora, deve criar na plataforma um novo projeto de autoconsumo, descrevendo as características do projeto.

A criação de projetos por entidades gestoras é feito de modo intuitivo, passo a passo.

Após validação, o projeto ficará disponível para pedidos de adesão de participantes nas proximidades, de acordo com as opções que definir.

A plataforma dá suporte à entidade gestora no acesso à informação detalhada dos participantes, na gestão de entradas e saídas de membros no projeto, na determinação de coeficientes de partilha, assegurando toda a faturação associada ao projeto.

Se necessitar de apoio técnico ao nível de engenharia eletrotécnica no dimensionamento do projeto, suporte jurídico e/ou suporte nos diferentes modelos de financiamento e incentivos, contacte-nos por favor através do suporte@energyring.pt.

COMO POSSO ME INSCREVER NUMA COMUNIDADE?

 

Pode-se inscrever como consumidor, de forma gratuita, na plataforma EnergyRing (para se registar pressione aqui).

Enquanto consumidor, deverá depois preencher os dados relativos à morada do local (ou dos locais) de consumo.

Após estes passos, pode selecionar e pedir adesão a um projeto de autoconsumo local, ou será informado sempre que novos projetos locais sejam lançados. 

O QUE É UMA COMUNIDADE DE ENERGIA RENOVÁVEL?

 

Desde 1 de janeiro de 2020 que empresas, autarquias e consumidores individuais podem-se organizar e constituir comunidades de energia renovável (CER).

Uma CER consiste num grupo de pelo menos dois membros, denominados autoconsumidores, que consomem energia proveniente de uma, ou de várias unidade de produção de energia renovável (UPAC) tais como painéis fotovoltaicos, mini hídricas ou torres eólicas.